O LEOPARDO

BEM-VINDO AOS MISTÉRIOS DE DEUS!


O QUE AS TEOLOGIAS NÃO VIRAM E NEM OUVIRAM

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento

“Depois disto, eu continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante 1) A UM LEOPARDO, 2) E TINHA QUATRO ASAS DE AVE NAS SUAS COSTAS: tinha também este animal 3) QUATRO CABEÇAS, e foi-lhe dado domínio”. Dn. 7:6.

O duplo significado desta profecia:



1)-O LEOPARDO: Foi escolhido nesta passagem por causa das suas características proféticas semelhantes A DA BESTA E DE SEU REINO. 
O LEOPARDO é um animal selvagem, que possui grande VELOCIDADE E FEROCIDADE na captura de sua presa. Semelhantemente também, a besta será VELOZ em sua manifestação ao mundo, tendo em vista que ela terá apenas 42 meses (3.5 anos) de domínio mundial. 
    Usando de engano esse ser fará alianças de paz mundial (Is. 28:18), com os Judeus e as nações restantes da 3ª guerra mundial. Por outro lado, após estabelecer seu sistema apóstata de governo, este líder fará uma FEROZ PERSEGUIÇÃO AOS SANTOS EM TODA A TERRA, conforme profetizou João:
“E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua e nação.” Ap. 13:7

2) Quatro asas de ave nas suas costas.
    Representa seu poder mundial, através de seus quatro reis que dominarão sem fronteira, dos quatro ventos da terra.
“E depois de ti se levantará outro reino inferior ao teu; e um terceiro reino de metal, o qual terá domínio sobre toda a terra.” Dn. 2:39.

"E o bode se engrandeceu em grande maneira; mas, estando na sua maior força, aquela grande ponta foi quebrada; e subiram em seu lugar quatro também notáveis pontas, para os quatro ventos do céu". Dan. 8:8.

3) Quatro cabeças, e foi-lhe dado domínio.
    Estas quatro cabeças do leopardo, serão QUATRO REINOS que se levantarão da mesma nação do BODE PELUDO (a 1ª besta), a partir dos seus 42 meses; duma dessas pontas, se levantará a ponta mui pequena - anticristo (Dan. 8:9).
"Mas o bode peludo é o rei da Grécia, e a ponta grande que tinha entre os olhos é o rei primeiro.
O ter sido quebrada, levantando-se quatro em lugar dela, significa que quatro reinos se levantarão da mesma nação, mas não com a força dela". Dan. 8:21-22

Simbologias referentes ao mesmo período do leopardo
-O ventre e coxas de cobre. Dn 2:32.
-O bode peludo. Dn. 8:5 e 22.
-A ponta grande. v.22.
-Falso cristo. Mt. 24:24
-A apostasia. 2Ts. 2:3
-O 3º Selo – o cavaleiro do cavalo preto. Ap. 6:5-6.
-A besta que subiu do mar. Ap. 13:1-10.
-O sétimo rei. Ap. 17:11.


Alguns acontecimentos do reinado do leopardo

-Na área socio-econômica:
    No pós-guerra, esse líder apresentará as soluções para os problemas mundiais, usando de engano, a 1ª besta se apresentará ao mundo como alguém justo. 
"...Tinha uma balança na mão." Ap. 6:5c.

-Na área política: Ela governará todo o mundo.
“E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de metal, o qual terá domínio sobre toda a terra”. Dn. 2:39.

O Apóstolo João confirma o domínio mundial da 1ª besta, dizendo:
Quem poderá batalhar contra ela?” Ap. 13:4c.

“...E deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação”.  Ap. 13:7b.

-Na área religiosa:
    A 1ª besta será aceita pelos judeus como o Messias prometido, pois usando de engano, ela virá com as características proféticas materiais do próprio Messias, esperado pelos judeus, a dois mil anos atrás, registridas em Zacarias (6:12 e 13).
a). Ela virá como “o rebento da terra seca”- assolada pela 3ª guerra. (Is. 53:2).
b). Edificará um templo em Jerusalém.
c). Virá com ostentação e glória.
d). Se assentará no trono. (Zc. 6:13).
c). Esse falso cristo fará aliança com os judeus (Is. 28:15).
E ele firmará um concerto com muitos por uma semana...” Dn. 9:27a


Nota: Não será o anticristo quem fará a aliança com os Israelitas e com o mundo (pois nesse tempo, ele ainda não manifestou-se), conforme imaginam erroneamente a maioria teológica; mas a 1ª besta nos 42 meses, ou primeira metade da última semana. Assim, como o Senhor Jesus, veio para os seus e os seus não o receberam (Jo. 1:11), os Judeus a receberão para cumprimento do que disse o Senhor:
“Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.”  Jo. 5:43.

O profeta Isaías, já havia predito muitos séculos antes esse tempo.
“Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti”. Isa. 60:2

 Jesus chamou esse tempo de: “NOITE DE TROPEÇO”.
“Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz”. Jo. 11:9-10

    No Apocalipse João, denominou o período do leopardo, o mesmo do ventre de cobre da estátua de: TEMPO AMARGO p/ a pregação da Palavra de Deus.
“E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo”. Ap. 10:10  

    Portanto, com a chegada da “NOITE.” sairá de cena “O MEL DA PALAVRA”; os cristãos, que fazem parte das denominações que hoje focam a pregação do Evangelho somente em cima das bênçãos temporais (Dízimos, prosperidades, vitórias, curas, etc..), e desprezam as outras áreas, tais como: O amor, a justiça, o juízo, e a área profética; naquele tempo, se escandalizarão contra o Senhor, quando entrar em cena o lado “AMARGO DA PALAVRA”; onde somente suportará, aquele que tiver obtido “ANTES”, a reserva do azeite (o conhecimento profético. Ap. 1:3).
Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado”. Pv. 29:18

   Será “essa reserva profética”, que fará a diferença entre a fé das virgens prudentes e a fé das virgens loucas.
“As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas AS PRUDENTES levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas”. Mat. 25:3-4

    Muitos cristãos que não possuírem o conhecimento profético dos acontecimentos daqueles dias, a exemplo das virgens loucas, infelizmente se escandalizarão.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão”. Mt. 24:10.

Violarão seu concerto com Cristo, e aceitarão o engano desse líder:
E aos violadores do concerto ele com lisonjas perverterá...” Dn. 11:32.

O mundo a adorará
    Um dos prodígios da 1ª besta, que toda a terra se maravilhará, será a cura de uma de suas cabeças - um dos seus reis, ferida de morte pela espada.
“E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.” Ap. 13:3.


“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.  Ap. 13:8

Enganará o mundo e se possível fora, até os escolhidos
“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mt. 24:24.

Lançará a verdade por terra
E lançou a verdade por terra; fez isso e prosperou.” Dn. 8:12c, 7:25.

Blasfemará contra Deus                                                     
E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.” Ap. 13:6.

A duração do reinado do leopardo - 1ª besta
    A maioria dos estudiosos da escatologia baseados na passagem abaixo, imaginam erroneamente que o domínio mundial da 1ª besta, será apenas de QUARENTA E DOIS MESES.
“E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses”.  Ap. 13:5.

    Mas, estes 42 meses, não se referem ao tempo total do seu reinado, pois ele irá além, até a consumação (Dn. 9:27, Ap.16:10), cerca de 14 anos. Mas, se referem ao tempo do “3º Selo,” que é o mesmo tempo permitido por Deus de “PROVAÇÕES” sobre o ramo da sua Igreja “GENTIA;” e os outros três anos e meio da 2ª besta (o anticristo), se referem ao tempo do “4º Selo,” e da perseguição sobre a outra parte, que no futuro, voltarão a ser Igreja: “OS REMANESCENTES ISRAELITAS;” em cumprimento da “ÚLTIMA SEMANA” (7 anos), de Daniel sobre O TEU POVO.

O livramento parcial para a igreja no período do leopardo
    Conforme dissemos à cima, o período do leopardo será um tempo amargo, de grandes provações para a Igreja gentia; mas também o Senhor prometeu um “guardamento”, não coletivo, mas individual para o cristão que desde agora, tem sido fiel ao Seu Evangelho.
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei  da hora da tentação  que há de vir sobre todo o  mundo, para tentar os que habitam na erra”. Ap. 3:10.

Nota: Os Pré-tribulacionistas, se apegam em vão neste versículo, acreditando que serão arrebatados antes da Gr. tribulação. Porém, ignoram que essa promessa trata dum guardamento na Gr. tribulação, e é para aqueles que guardam a Palavra de Deus, e não as teorias mirabolantes dos homens. 


“...PREPARA-TE, Ó ISRAEL, PARA TE ENCONTRARES COM O TEU DEUS.” Am. 4:12b.

Copyright © 2010
Todos os direitos reservados
Jaime D. Silva e Júlio C. Albach



4 comentários:

  1. É um assunto muito polemico mais estou de acordo com o pensamento e expressão do autor deste texto.
    e como teólogo recomendo como ótimo para um bom aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Saudações e paz no Senhor Jesus.

    Eu tenho algumas perguntas sobre este assunto:

    Como a diferença entre as quatro cabeças do leopardo e as 7 cabeças da primeira besta é discutida?

    Apocalipse 13 menciona um primeiro animal que se parece com Leopardo e tem 7 cabeças, mas não aponta que é um leopardo com 7 cabeças.

    Além disso, o mesmo capítulo indica que o primeiro animal tem sua boca como León.

    Não é o leão o símbolo de Jesus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz,

      JUAREZ: Como a diferença entre as quatro cabeças do leopardo e as 7 cabeças da primeira besta é discutida?

      J&J: É simples, irmão Juarez, isso é explicado através de dois quesitos bíblicos:
      Primeiro: As mensagens escatológicas do A.T. tanto as diretas, figurativas ou simbólicas, foram escritas “EM PARTE” (1Cor. 13:9), para que, a sua outra parte, fosse revelada no fins dos dias conforme o anjo Gabriel, disse à Daniel (8:17 e 19; 12:9), a partir da revelação maior, isto é: Do Apocalipse de João. Aliás, foi exatamente isso, que também o Profeta Jeremias disse em 33:3. noutra passagem, ele foi mais claro ainda: “...NOS FINS DOS DIAS ENTENDEREIS ISSO CLARAMENTE”. Jer.23:20b.

      Segundo: O irmão em seu desconhecimento, misturou os reis. Você tem que aprender a separar os quatro reis proféticos “menores” (as quatro cabeças), dos sete reis proféticos “maiores” (as sete cabeças da besta). A diferença entre um e outro, consiste em que; os reis menores, serão comandados pelos reis maiores; além de não serem contados como ícones na sequência tribulacional; sendo apenas, coadjuvantes dos reis proféticos maiores. Ex: Os dez reis (dedos - pontas) das mensagens de Daniel (2:42 - 7:7c.), representam os mesmos dez reis menores (10 chifres de Apoc. 17:16), os quais, receberão poder da besta para reinar por uma hora. Já as sete cabeças – montes; são os sete – oito reis maiores, representados por quatro reis/impérios figurativos - históricos do A.T. (1º Babilônia; 2º medo-Persa, 3º Grécia e 4º Roma) + quatro reis, do N.T. a saber: 5º CRISTO, 6º ainda não é vindo; o 7º rei (a 1ª besta. Apoc. 13:1 a 10) e o 8º Rei (a outra besta – anticristo. Apoc. 13:11 a 18). Veja link sobre OS SETE – OITO REIS, que o irmão entenderá claramente isso.

      JUAREZ: Apocalipse 13 menciona um primeiro animal que se parece com Leopardo e tem 7 cabeças, mas não aponta que é um leopardo com 7 cabeças.

      J&J: Também, Daniel 7:6, não disse que esse animal era um leopardo literal, e sim: QUE ERA SEMELHANTE AO LEOPARDO. É evidente que tanto Daniel, quanto João, estavam descrevendo UMA VISÃO, e não a realidade das coisas; Será que dá pra entender isso?
      Outra coisa: A semelhança dum leopardo de ambas simbologias, representa o mesmo personagem: A 1ª BESTA (Apoc. 13:1); que também, é o mesmo bode peludo de (Dan. 8:5). Já AS QUATRO CABEÇAS do animal semelhante ao leopardo de (Dan. 7:6), está também, representada mais adiante, pelas QUATRO PONTAS (quatro reis menores) a serviço do Bode peludo (A 1ª BESTA), que subirão, depois que a primeira ponta notável for quebrada (uma das cabeças dos reis maiores, que será ferida de morte – 13:3). Dentre estas quatro pontas, sairá duma ponta, A PONTA PEQUENA - O ANTICRISTO (Dan. 8:8-9).

      JUAREZ: Além disso, o mesmo capítulo indica que o primeiro animal tem sua boca como León.
      Não é o leão o símbolo de Jesus?

      J&J: A mesma situação explicada a cima: Tinha uma boca COMO UM LEÃO. Satanás também se apresenta como um leão (1Ped. 5:8); porém, a Escritura não diz que ele é um leão!

      Já quanto a Jesus, a Escritura o chama de LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ!!! (Apoc. 5:5). Não sei se vc. sabe, mas NO ESTANDARTE DA TRIBO DE JUDÁ, TINHA A FIGURA DUM LEÃO. Capitt???

      Jaime e Júlio.

      Excluir